sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estudo de caso 02: Resgate Córrego Cheonggyecheon – Seul | Coréia do Sul

O Córrego Cheonggyecheon foi construído durante a Dinastia Joseon (1392-1410) e era responsável pela drenagem de toda a cidade. O córrego sobreviveu durante centenas de anos, até 1940, quando a cidade se tornou populosa e se fixou em torno do córrego, poluindo-o. Gradualmente, o córrego foi coberto por concreto e nos anos de 1976 cerca de 5,6 km de vias elevadas foram construídos acima dele.

A via foi considerada um exemplo de sucesso da industrialização e permaneceu assim até 2003, quando urbanistas decidiram derrubá-la para revitalizar a área totalmente degradada e ajudar Seul a se tornar uma cidade moderna e ecologicamente correta, visando à sustentabilidade.

Parque linear - Margens vegetadas, passeios e passarelas para pedestres.
Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/


Para revitalizar a zona urbana e recuperar o ambiente local, a prefeitura decidiu criar um parque público de quase 6 quilômetros de extensão: tratou de despoluir todo o canal, demolir uma quantidade de cerca de 600 mil toneladas de concreto e asfalto e criar um novo plano de paisagismo. Mais de 75% do material da demolição da antiga via foi reutilizado para a construção do parque e reabilitação do córrego.

Seul antes da intervenção - viaduto sobre leito do rio
Fonte: http://axelgrael.blogspot.com/2009/11/cheonggyecheon-em-seul-coreia-um.html


O Projeto de Restauração do Cheonggyecheon levou dois anos para ficar pronto e consumiu mais de 280 milhões de dólares, mas  colocou a capital sul-coreana na rota das cidades mais ambientalmente amigáveis do mundo.  
O projeto permitiu a construção de parques lineares que devolveram à população da cidade, cerca de 10 milhões de habitantes, o  contato com as margens do rio. Hoje, peixes, pássaros e insetos voltaram a povoar o local e a área em torno do parque é em  media 3.6 graus Celsius mais baixa do que em outras partes da cidade. 

A imagem revela a valorização da paisagem e intensa integração da população.
Fonte: http://ecourbana.wordpress.com/2008/09/15/seul-limpa-rio-poluido-em-tempo-recorde/

As cascatas, iluminação e a possibilidade de interagir com o rio atraem as pessoas. 
Fonte: http://ecourbana.wordpress.com/2008/09/15/seul-limpa-rio-poluido-em-tempo-recorde/

Além disso, Seul também ampliou a malha de transporte publico e fez  mudanças no fluxo dos veículos que  circulavam pelo centro da cidade.  Como resultado, houve aumento de  usuários do transporte publico que  utilizam ônibus e metrô. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário